domingo, 30 de março de 2008

Twitter or not twitter?

Boa madrugada, povão!

Pois bem. Algum tempo atrás postei aqui falando sobre a busca de algum sentido no Twitter. Enfim, já tem coisa de um ou dois meses que eu estou utilizando-o e se não encontrei um verdadeiro "porquê", pelo menos notei o seguinte:
  • Twitter is not a chat: Como dizem por aí... e por mais inevitável que seja, o Twitter na verdade foi lançado como um micro (ou nano na opção/percepção de outros) blog. Ou seja, um blog com limite de caracteres onde você só publica o conteudo. Mas com o recurso de reply é difícil não se pegar por vez ou outra papeando com algum outro twitteiro. Como vi certa vez em alguma comunidade do Orkut: "O Twitter é o fruto do amor proibido do Orkut com o MSN". Até porque da mesma forma que é um "microblog", o sistema lembra muito o de scraps do Orkut, pois você publica o conteúdo que quer e todos podem visualizá-lo em sua respectiva página no Twitter.
  • O recurso do RSS: Hoje em dia eu (IMHO) classifico como loucura um site que possua conteúdo com atualização (no mínimo) diária e não possua RSS implementado no sistema. Esse padrão é uma mão na roda para os internautas que queiram (como eu) que a informação chegue até você, ao invés de você chegar até ela (Maomé e a montanha...). Eu mesmo aproveitei o RSS dos últimos updates do meu Twitter e fiz um Pipe (assunto para mais pra frente) que está embutido na lateral direita do blog. Outra grande vantagem (embercando na oração anterior) está do lado dos desenvolvedores, que poderão adaptar o RSS à aplicação que desejarem embutir um aggregator ou qualquer sistema de notícia que se tenha como base um RSS;
  • Nome de usuário customizável: Coisa rara esse recurso aqui. O login no sistema do Twitter é feito através de um endereço de email, ou seja, o seu "nome de usuário", que aparece ao fim da url para que seu Twitter possa ser acessado, pode ser mudado sempre que quiser, bastanto testar a disponibilidade do mesmo. Vantagens? Bem, a única que observei até agora é que, se você incialmente cria um Twitter com um nome de usuário meio "fanfarrão", digamos assim, e depois de um tempo de uso da ferramenta, quer fazer um uso mais profissional da mesma (si, se puede), você não precisará fazer uma nova conta (como muitos fizeram e ainda fazem com o MSN/Windows Live Messenger);
  • Difusor de informações: Caso você receba um update interessante via Twitter, você pode repassá-lo para seus seguidores (followers, pessoas que recebem em sua página os updates feitos por você), isto cria uma rede de replicação de conhecimento e informação bastante interessante (principalmente pra quem se amarra em novidades);
  • "Substituto" de RSS Aggregator: Alguns sites que assino RSS lançaram uma integração com o Twitter no qual, quando eles postam um artigo "lá', eu recebo aqui um update do Twitter com o conteúdo (em geral uma chamada para o tema) e o link da matéria.
  • Balcão de empregos: Muitos empresários que utilizam o Twitter freqüentemente anunciam vagas de emprego através do Twitter. Qual a vantagem de chegar na empresa e dizer "Eu fiquei sabendo da vaga através do Twitter!". Bem, a primeira coisa que dá para imaginar é que vai ser fácil notar que você é uma pessoa antenada nas coisas de sua área, sempre buscando inovações, e isso de certa forma, pode fazer a diferença.
  • Amigo para todas as horas: Essa parece até piada, mas não é. Eu mesmo, por vezes estressado, desabafava no Twitter. Claro! Cada um faz seu uso da maneira que mais convir, mas esta é uma das mais interessantes facetas do Twitter aqui no Brasil, sim, pois nós brasileiros parece que temos uma grande queda para uso informal da web. Tudo que é comunidade, mensageiro instantêneo e coisas do gênero, faz sucesso estrondosamente no Brasil. Então, algo melhor que você desabafar e não ter ninguém para retrucar? Esta com certeza é a mais fútil das funcionalidades que notei, mas muita gente usa assim (inclusive eu vez ou outra).
Enfim, eu indico para que você que ainda não tem Twitter, utilize, nem que seja "só por uma noite", mas dê uma chance ao garoto, pois eu mesmo não tinha esperança de continuar a mecher nele, mas... Tá aí, eu garanto que não custa nada (mesmo) tentar.
Só para complementar: O Twitter tem potencial para ir muito longe, basta que os usuários saibam utilizar a ferramenta de uma maneira útil e funcional para eles, assim, crescem não só eles, mas como é uma rede que difunde "conhecimento", todos os membros ligado a ela (e followers deles principalmente)!

- Meu Twitter

No mais, um ótimo domingo a todos e...
...[]'s do MX...

Nenhum comentário: