sexta-feira, 16 de maio de 2008

Sinta a vibe da web

Boa noite, povão. Depois de um longo período longe dos posts (devido a tudo que é tipo de compromisso que possa surgir), estou de volta (mas aos poucos, hehehe)

Bem, pra começar, pela primeira vez estou montando um post para o blog através do ScribeFire

Vamos lá então..
A você que lê agora esse post, me diga: você sabe o que é RSS? Atom? Tá bom, generalizando, Feed? Bem, indico aos mais interessados que leiam os três links anteriores aí.

Quando os RSS's despontaram na web, eu mesmo os utilizei pouco, até porque não era todo site que dispunha desse recurso, então era moleza ler uns quatro ou cinco feeds em um agregador (depois dou minha opinião sobre ele) qualquer (se não me engano o primeiro que eu utilizei foi o RSSOwl
).
Porém o tempo foi passando e hoje em dia, como acho que já falei em algum post lá pra trás, um site que tenha atualização e obviamente não daria para acumular um número grande de RSS's numa aplicação se ela não oferecesse o mínimo de organização (IMHO).

Voltando um pouco no tempo, de meados a fins de 2004 eu estava nos primeiros meses do meu curso de WebMaster, com o saudosíssimo tio LeoDiass, quando me deparei com um site que, até onde minha memória me permite lembrar, possuía algo novo: uma área no topo do site (que era simples demais) onde você clicava e esta área abria para edição e você digitava o que quisesse lá. O que me surpreendeu era o fato de que era uma div. Eu ainda era "cruzinho" na parte técnica da coisa e me espantei quando vi aquilo, era a atração do site para mim (talvez por issó só consigo me recordar que o fundo era listrado em diagonal partindo do canto superior esquerdo, e havia essa div editável lá).
O site? NetVibes.
Enquanto eu estava no curso, sempre o acessava, porém, desde quando concluí o curso (no 1º semestre de 2005) até conseguir meu primeiro emprego com web (no semestre seguinte) eu parei de acessá-lo. Quando o acessei novamente vi que haviam novos recursos implementados e que eu poderia associar uma conta minha a este site. E o melhor, o texto que eu digitava na div ficava salvo para que quando eu acessasse, a página já viesse personalizada. Não sei de quando data o iGoogle, mas creio que o NetVibes tenha mesmo vindo antes dele.

Agora é onde aos 2 últimos parágrafos se encontram: acessando o NetVibes, vi que era possível criar abas para separar o conteúdo da maneira que eu achasse melhor, afinal, a página era totalmente personalizável para que ficasse do jeito que o usuário quiser. Mas peraí? Que conteúdo? Ah sim, o NetVibes tinha deixado de ser um "simples" site, para ser um mashup.
Foi quando parei pra pensar: qual a vantagem de continuar com o RSSOwl se o NetVibes é online e eu acesso com o browser de onde eu estiver?
Resultado: Há um bom tempo que eu sou usuário assíduo deste sistema, e pude acompanhar grandes mudanças.
Com o passar do tempo eu fui adaptando o NetVibes e inserindo conteúdo nele, de forma que atualmente, possuo cerca de 55 feeds (sendo que alguns são provenientes do Yahoo!Pipes (ainda estou devendo um post sobre isso).

Para que você entenda melhor: o NetVibes é um site que funciona como um agregador online. Aí você vem e me diz que hoje existem vários, e me resta concordar com você. Porém, as vantagens que vejo no NetVibes são:

  • Mais que somente ler feeds, existem outros módulos (diversos) para que você inclua em sua página;
  • A personalização/configuração da página é mole-mole de ser feita;
  • Trabalha também com o padrão OPML e isso te permite exportar e/ou importar arquivos deste formato;
  • A última atualização pela qual o sistema passou, incluiu um módulo chamado "public page" (ou "Universe", que cai melhor para o sentido de comunidade), no qual o usuário possui, além de sua página privada, uma pública que funciona da mesma maneira que a privada, porém pode ser acessada por qualquer um, usuário ou não do NetVibes;
  • Tem integração com vários outros serviços 2.0 (como digg, Facebook, MySpace), eu utilizo os módulos do Remember the Milk, delicious, box.net e do Twitter;
  • Possui outros módulos como um to-do list (lista de afazeres) e "WebNotes", que é um post-it virtual;
  • Caso queira remover um feed ou módulo da página, você opta por armazená-lo ou excluí-lo para sempre;
  • Permite com que você compartilhe qualquer aba de sua página privada com seu universo (sua página pública), enviar por email ou compartilhar no seu blog (eu nunca utilizei os dois últimos);
  • Tem agora a implementação do sentido de comunidade, podendo assim, criar realmente um universo de informações cruzadas entre seus usuários.
O NetVibes é o tipo de site que eu indico para qualquer um que me perguntar qual a melhor maneira de gerenciar seus feeds. Caso se interessem, acessem meu universo no NetVibes (e não liguem para o visual porque essa é minha área de testes).
Só a título de curiosidade (para encerrar): o NetVibes foi o primeiro site que eu vi com splashscreen.

Bem gente, assim como eu fiz no post sobre o Twitter, faço agora com o NetVibes. Dêem uma chance ao garoto, nem que seja "só por uma noite" pois é um sistema cheio de recursos e utilidades (e com certeza você vai encontrar alguns módulos que irão te satisfazer).

No mais, espero não ter que esperar mais um mês e meio para realizar outro post.
Qualquer dúvida, sugestão ou crítica, comentem!

[]'s do MX...

Um comentário:

Eliana disse...

Parabéns Felipe,seu Blog é otimo.

Virei fã de carteirinha,viu...rss

Agora então q liquei o nome a pessoa,nem se fale...

Um grande abraço.