quinta-feira, 9 de julho de 2009

Porque eu gosto do ColdFusion? - Captcha

Olá pessoal! Quaaaanto tempo, né? Pois bem, dei uma desanimada, uma afogada em meio a tantas coisas (trabalho, faculdade...) mas estou de volta e com algo que me chamou bastante atenção.

Estou eu aqui no escritório, quando um companheiro de trabalho me enviou um link de uma matéria no renomado iMasters sobre como criar Captcha com ASP (link).

Dei uma lida e, por trabalhar com ASP há 4 anos, nem estranhei o tamanho do código. Vagando mais um pouco ainda me deparei com um exemplo em .Net (link) do Macoratti (fera em .Net).
Na hora me lembrei da tag <cfimage> do ColdFusion e o poder dela. Vejam só como eu deveria proceder para gerar um Captcha via CFM (via LiveDocs):

<cfimage action="captcha" fontsize="25" width="400" height="150" text="rEadMe" fonts="Arial,Verdana,Courier New">

Acho que isto responde a muita coisa sobre a agilidade de se desenvolver em ColdFusion, não? A única coisa que precisa ser ajustada no código acima é criar um random para o atributo "text", mas eu GARANTO: fica bem mais enxuto e rápido que nas outras linguagens.

Até a próxima, pessoal!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom cara!