quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Para fechar 2007 - parte 1

Salve, salve!
Amigos, vou começar uma série aqui de n (pero no mucho) posts para finalizar minha participação em 2007 neste blog.

Vamos lá!
var n;
n = 1;

Neste ano foi dado o primeiro passo para que eu possa alcançar uma de minhas metas que é entrar para o Mestrado em Inteligência Arificial (no ITA/São José dos Campos -SP ou na UFF/Niterói - RJ). Sim, é coisa de maluco... e eu sou maluco "daí" ?

Estou aprendendo (sozinho, por enquanto) Prolog e já me meti na iniciação científica para não perder o pique da coisa. Sim, sim, se o tempo já era escasso só com trabalho e faculdade, em 2008 ele promete ser como o ar em Quito ou Potosí: rarefeito!
Mas sem arregaçar as mangas e se sacrificar ninguém chega a canto nenhum...

Aí você me pergunta: mas porque falar desse sonho em ingressar no Mestrado?
Simples. Notei que se encontram poucas informações hoje em dia, na internet (digo, em blogs, opiniões de pessoas, não de entidades) e decidi que ano que vem procurarei disponibilizar informações conforme possível para ajudar quem um dia precisar de alguma orientação de "pessoas normais".
E se mestrado já é algo pouco falado na internet, o que dizer de Prolog então? Piorou certo? Então espero poder começar a reverter este quadro.

Abaixo, segue a minha primeira brincadeirinha com Prolog (coisa bem basicona de besta mesmo... mas, não, não foi um "Hello world")

Tela (nada comum) do SWI-Prolog

Outro fator muito positivo este ano foi a possibilidade que tive de ministrar minha primeira palestra, abordando a tecnologia ColdFusion. Esse é um sonho que tenho, poder futuramente ser palestrante em eventos, afinal não tem como ir a palestras de gente como Luli Radfahrer, Michel Lent, Paulino Michelazzo e Felipe Memória sem pensar em um dia estar ao lado deles.

O ponto negativo fica por conta da minha parada nas matérias de ColdFusion para o iMasters. Agradeço ao Baeta por todo o espaço e oportunidade, mas lamento a falta de tempo. Mas sobrando um tempinho, e tendo uma idéia sobre o que abordar, eu faço mais uma matéria para o site.
As matérias para a Revista W também não foram tão constantes como no ano passado, mas termino o ano com um saldo bastante satisfatório, pois pude ter uma matéria (em parceria com o Robinson Melgar) na capa da edição 82, e também uma vaguina na capa (canto superior direito) da edição 88.

Pena também eu não ter ido ao Intercon 2007 (depois de ter ido em 2005 e 2006), fica para a próxima... mas parabenizo a Locaweb, pois este ano participei pela primeira vez do ELPI (foi sua 9ª edição). O evento foi muito bom, muito proveitoso, e terminou de forma hilária, com o grande Rafinha Bastos.
O 12º EWD do Rio de Janeiro também foi interessante, e fechando com chave de platina dupla, teve Luli (nem precisa dizer mais nada não é... quem já foi a uma palestra dele sabe como as coisas são).

Espero (e torço) para que ano que vem tenhamos mais eventos (e melhor divulgação dos mesmos) para podermos trocar conhecimentos, bem como espero poder ter mais oportunidades de palestrar.
E espero também que a estrada a caminho do mestrado seja bem trilhada em 2008, mas isso... só o tempo dirá!

Em breve realizo mais posts, ou não, para fechar o ano blogueiro (mas retorno antes do carnaval xD )

[]'s do MX...

Dica de leitura: Programação Declarativa e Programação Lógica (bom para você que acredita que nó mundo só existe "OO" e "Estruturada").

Nenhum comentário: