quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Para fechar 2007 - parte 2

n++;

Continuando...

Falando agora um pouco sobre conteúdo na internet, primeiramente gostaria de deixar uma lista de blogs que eu "descobri" este ano e que indico:
  • Nerdson: Blog fera, com tirinhas (sou fã de tirinhas) sobre temas de informática (e conseqüentemente, nerd). Muito hilariante e ao mesmo tempo instrutivo.
  • Arte de Copiar: Esse é do meu amigo Thiago Smarzaro. A cópia de layout de sites tirados de "templates" na web ficou tão descarada e insuportável que decidiu-se criar um blog para debater (e denunciar) esta prática (muito anti-ética na minha opinião).
  • TechnoTrash: Para quem gosta de "trashices" do mundo da tecnologia, você ri (e muito) com os posts deste blog!
  • ClientSide: Excelente iniciativa do Elcio (Ferreira, aquele mesmo, do Tableless)! Super indicado para quem trabalha (like me) com desenvolvimento de páginas/sistemas web.
  • Blog da Zellen: Quem meche (por hobby ou profissão) com ColdFusion e/ou Flex e sente falta de conteúdo em português, a iniciativa do pessoal da Zellen é mais do que indicada para leitura. E para completar, o blog foi desenvolvido em ColdFusion xD.
Eu assino 36 RSS's (e Atom's) de vários blogs, e muitas das vezes nos deparamos com dois problemas:
  1. Como organizar os meus RSS's?
    Pois bem, desde que conheci o NetVibes, em fins de 2004, eu já tinha me supreendido com a possibilidade de personalização daquele sistema. No começo não era nada grandioso, tanto que a única coisa que me lembro era da div de título da página, que era editável. Eu ainda estava cursando WebMaster e aquilo era uma surpresa na época (visto que a "web 2.0") foi estourar mais tarde. Depois de muito tempo tornei a acessar o NetVibes
    e vi que ele estava funcionando como um leitor de RSS online, onde você poderia adicionar os feeds, organizar abas, e ainda possuía um painel com temperatura, notas, entre outros gadgats. Resultado: faz uns 8 meses que eu uso diariamente o NetVibes para ler as novas notícias de meu interesse. É uma economia de tempo notável em relação ao que eu fazia antes para buscar e ler as mesmas informações na net. Sistema altamente personalizável e eu recomendo, com méritos!
  2. Somente parte do conteúdo desse RSS me interessa, é possível filtrá-lo?
    A resposta é: SIM! E o nome da fera é Yahoo!Pipes. Sem maiores complicações o Pipes é uma interface que te permite cruzar RSS's e filtrá-los, entre outras operações. O RSS resultante deste cruzamento pode ser lido por qualquer leitor. Assim que você gera o RSS do seu "pipe" ele te permite adicionar direto a leitores mais comuns como MyYahoo, Google Reader, Bloglines, NetVibes ou até capturar a saída como uma ulr de RSS ou um JSON. Parabéns a Yahoo pela iniciativa sem precedentes (a qual faço um uso de tempos em tempos). Só como exemplo: Vamos supor que você encontre um blog que aborde programação, porém só tem interesse nos posts que falem sobre javascript. Não tem para quê você desistir de assinar o RSS por medo de ficar recebendo conte´pudo que não deseja ler, basta filtrá-lo no pipes para receber somente o que te interessa. E viva a preocupação com o usuário.
Bem pessoal, meu primeiro post de fim de ano foi voltado para a parte acadêmica, este foi voltado para a parte de conteúdo na web. Espero pensar em algum outro tema para postar... enquanto isso...

[]'s do MX...

Nenhum comentário: