terça-feira, 20 de novembro de 2007

Workshop com Palestra sobre ColdFusion

Salve, salve amigos!

Boa tarde de feriado a todos. Bem, a quem interessar, no próximo sábado, dia 24 de novembro, no UBM - Barra Mansa, Prédio IV, sala 509, haverá um Workshop de Computação e Matemática Aplicada das 9:00 às 17:30, no qual estarei palestrando o tema "Desenvolvimento de Sistemas Web com ColdFusion".
Ainda não cheguei a postar nada aqui no blog sobre ColdFusion, apesar de ser um entusiasta desta fantástica linguagem, mas com tempo começo a falar mais sobre o CF por aqui.
Se alguém quiser saber um pouco mais sobre ColdFusion pode dar uma lida nas minhas matérias no iMasters.

Segue a programação do Workshop. Ah! Gratuito tá meu povo, então quem estiver interessado, não perca!

09:00 - 09:30

Tema:
Como práticas de Gerência de Projeto e Padronização de código podem ajudar sua empresa?

Palestrantes: João Felipe F. Lima, Marcelo Nogueira Araújo e Yan Borowski

Resumo: Nos dias de hoje com a grande demanda de profissionais qualificados no mercado de desenvolvimento de softwares, vê-se uma grande necessidade, por parte das empresas, da adoção de técnicas eficazes de padronização de códigos, pois não podemos garantir que teremos eternamente um profissional em nossa equipe. O papel do gerente de projeto é verificar se os padrões estão sendo seguidos e distribuir e redistribuir a equipe de acordo com as necessidades. O grande desafio é: como aliar a padronização à necessidade cada vez mais rápida dos clientes?


09:30 - 10:00

Tema: Desenvolvimento de Sistemas para WEB com ColdFusion.

Palestrante: Felipe Alencar Magalhães

Resumo: O desenvolvimento de páginas e sistemas na web tem crescido bastante nos últimos anos. Com isso, além da qualidade com que são desenvolvidos, um outro diferencial vem chamando a atenção: a produtividade. Visando um desenvolvimento mais intuitivo e prático, será apresentada uma tecnologia que já existe há 12 anos, porém segue imbatível na relação produtividade x manutenção de código: o ColdFusion. Nesta palestra serão exibidos os aspectos da tecnologia ColdFusion e as grandes vantagens que ela traz para a elaboração de sistemas nessa nova fase da web.


10:00 - 10:30

Tema: Biometria e uso de inteligência de máquina para controle de ponto

Palestrantes: Mayara Costa Regazio e Luiz Eduardo Bittencourt Couto

Resumo: Atualmente a necessidade de métodos de identificação mais seguros está em ascensão, visando supri-lá cada vez mais são utilizados metidos baseados em parâmetros biométricos. Nessa apresentação serão abordados os usos de biometria para identificação de pessoas e também a utilização de sistemas computacionais para análise de ponto eletrônico.


10:30 - 11:00

Tema: Introdução ao Ensino de Grafos na Educação Básica

Palestrantes: Fabio dos Santos Gonçalves e Roberto Reis de Oliveira Rossi

Resumo: A Teoria dos Grafos vem se mostrando, ao longo dos anos, como uma importante ferramenta na resolução de problemas, em diversas áreas do conhecimento como, por exemplo, Matemática, Física, Biologia, Logística, Relações Humanas e Computação. Será mostrado e discutido a aplicação de uma oficina para o ensino de grafos em uma escola pública de Volta Redonda.



11:00 - 11:30

Tema: A Construção Interdisciplinar de um Relógio de Sol

Palestrantes: Camila Margarida de Souza e Dimas Moraes da Silva

Resumo: A interdisciplinaridade é apontada por diversos autores como ferramenta de ensino, na busca pelo conhecimento integrado, possibilitando aos educandos maior compreensão dos conteúdos. E com a construção de um relógio de sol horizontal verifica-se a conexão de conteúdos principalmente entre a Matemática, Astronomia e Geografia, nos pré-requisitos teóricos, enquanto na prática, manipulando materiais concretos, auxilia-se o desenvolvimento de habilidades com recursos de instrução, tais como: esquadro, transferidor, compasso e calculadora, além de proporcionar ao educando o enriquecimento de seu repertório sócio-cultural e filosófico. Será mostrado e comentado a aplicação de uma oficina de construção de um relógio do sol em uma escola pública de Volta Redonda.


11:30 - 12:00 -> Debate sobre os temas apresentados

12:00 - 13:30 -> Almoço


13:30 - 15:00

Tema: Algoritmos Genéticos (AGs)

Palestrante: Prof Dra. Flávia Cristina Bernardini
Pesquisadora e Analista de Sistemas do Laboratório de Documentação Ativa e Design Inteligente (ADDLABS) – Universidade Federal Fluminense – (UFF).

Resumo: Muitos problemas requerem a realização de buscas por uma solução pertencente a um imenso espaço de possíveis soluções. Um exemplo é a realização de uma busca por uma coleção de regras de predição. Tais problemas computacionais podem requerer um sistema adaptativo, que continue em bom desempenho frente às variações do ambiente em que se encontra. Problemas como estes requerem soluções complexas que são usualmente difíceis de programar à mão. A evolução biológica é uma fonte atrativa de inspiração para resolver problemas computacionais. Do ponto de vista computacional, a evolução consiste de um método de busca pelo melhor organismo (representa a melhor solução) em uma grande população (representa um conjunto grande de possíveis soluções), porém tal método permite a sobrevivência e a reprodução dos organismos em seu meio. Foi baseado nessa inspiração que Holland inventou os Algoritmos Genéticos (AGs). Neste seminário, serão apresentados alguns problemas típicos de busca de solução e bem como os Algoritmos Genéticos.

15:00 - 15:30 -> Coffee Break

15:30 - 17:00

Tema: Óptica Aplicada à Tecnologia

Palestrante: Prof. Dr. José Augusto Oliveira Huguenin
Departamento de Ciências Exatas da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda – UFF

Resumo: Um brevíssimo histórico do estudo da luz, passando por pontos essenciais ao seu desenvolvimento e mostrando o estado da arte nos dias de hoje. Nos ateremos mais sistematicamente à aplicações deste ramo da física nos mais variados tipos de tecnologias. O advento do laser na década de 60 permitiu um avanço espantoso de estudos ópticos e suas aplicações. Hoje é possível encontrar tais aplicações em campos inimagináveis a alguns anos atrás, como na medicina, na odontologia nas telecomunicações, na indústria, no entretenimento e, seguramente, na pesquisa científica em geral. Vamos mostrar as atividades de pesquisa que estão sendo desenvolvidas pelo Grupo de Óptica Aplicada da UFF, a montagem do recém criado Laboratório de Óptica Aplicada de VR e alguns resultados de óptica quântica aplicada à criptografia quântica.

17:00 - 17:30 -> Debate sobre os temas apresentados

17:30 -> Encerramento

[]'s do MX...

Nenhum comentário: