sábado, 24 de novembro de 2007

Comentários sobre o Workshop

Boa noite a todos!

Quem foi hoje ao Campus Barra Mansa do UBM, teve a oportunidade de assistir o Worshop citado no post anterior a este, no qual fiz minha primeira apresentação (palestra) em um evento. Para quem não sabe, eu pretendo palestrar, pois é algo onde se difundi o conhecimento e se pode fazer um networking muito interessante, além de forçar o palestrante a sempre estar por dentro das informações relacionadas à sua área.

Pois bem, o Workshop pode ser dividido em duas etapas de conteúdos distintos: empresarial/comercial e científico.
As três primeiras palestras foram voltadas ao mercado de trabalho, inciando-se pela palestra do trio de companheiros de graduação: Marcelo, Yan e João Felipe (Jotaefe).
Com um material muito bem elaborado e rico eles se revesaram mostrando o funcionamento de uma empresa com uma estrutura de cargos bem definida em prol da produtividade e a parte de padronização interna de código da empresa. Muito útil galera!

Logo após veio minha pessoa falando sobre ColdFusion. Estou contente de não ter ficado tão nervoso quanto estive na apresentação do meu Projeto Final do curso técnico de informática em 2003. Procurei passar o máximo de informação sobre ColdFusion que pude disponibilizar para o tempo definido para a palestra, e talvez até por isso, eu tenha ultrapassado um pouco o tempo de apresentação. Espero ter conseguido despertar a curiosidade em algum dos universitários que lá estavam. Agradeço a atenção com que todos assistiram minha palestra e deixo aqui meu muito obrigado aos professores José Nilton Cantarino Gil, coordenador da graduação que curso, e principalmente ao professor Marcus Vinicius Carvalho Guelpeli.

Logo após ocorreu a palestra do Luiz Eduardo e da Mayara, também companheiros de graduação com um conteúdo bastante interessante: o uso de biometria como controle de ponto. Foram exibidas algumas alternativas de medições biométricas, além de se mostrar toda uma parte do mercado para estes aparelhos, mas sem deixar de lado a área científica na qual ambos estão mergulhando de cabeça. Parabéns ao casal!

A partir daí as outras palestras foram focadas na área científica, iniciando-se pela palestra do meu camarada Fábio Gonçalves e Roberto Rossi, sobre "Introdução ao Ensino de Grafos na Educação Básica", que, assim como o tema da palestra seguinte ("A construção Interdisciplinar de um relógio de sol", de Camila de Souza e Dimsa da Silva), tiveram tarefas a serem executadas em escolas públicas (se não me engano em Volta Redonda - RJ e Queluz - SP). Fiquei impressionado em como as tarefas executadas pelas duas duplas, em cidades distintas, puderam mostrar algumas fragilidades do sistema de ensino do nosso país. Viva o presidente que tem a 4ª série primária! Isso deve ser motivo de orgulho para muitos por aí não é? Porque o estado em que nossos estudantes estão chegando à faculdade não é orgulho para ninguém...

Após isto, tivemos a parada para o almoço e o retorno com as palestras do Dr. José Augusto, sobre óptica, com um conteúdo bem interessante, e um video "a la YouTube" (que eu ainda vou procurar) mais interessante ainda.
Logo após ocorreu a palestra da Dra. Flávia (com quem tive o prazer de trocar algumas palavras), sobre Algoritmos Genéticos. Conteúdo bastante técnico, mas muito interessante. O que me chamou atenção foi o fato da Dra. ter concluído seu doutorado aos 28 anos, um incentivo pra mim, que termino a graduação com 24, o mestrado com 26 e o doutorado com 30 (Se Deus permitir, tudo correr bem e eu estiver vivo até lá).

Fora o calor que fazia naquela sala e o atraso para o início do evento, foi muito bom e muito proveitoso para mim. Espero que para os universitários que estavam lá também tenha sido.
ESte foi o último evento de iniciação científica do UBM e espero ter mais oportunidades de serem realizados eventos como este no próximo ano

[]'s do MX...

Nenhum comentário: