quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Dores de cabeça com IIS 7 e ASP?

Salve, salve!

Boa noite a todos! O que levaria um indivíduo a fazer um post à 1 da manhã de uma quarta-feira de futebol, ao som de "Ilex Paraguariensis / Alívio imediato"?
Resposta: Uma versão nova de um servidor "tradicional" em mãos e sua árdua caminhada rumo à execução de páginas ASP.

Pois bem, programo em ASP desde 2004, e trabalho com esta linguagem desde 2005. Passei pelo PWS, pelo IIS 5, pelo IIS 6, e me encontro hoje, neste exato momento, "fuçando" no Windows Vista Ultimate, que vem com o IIS 7.
Inicialmente notei que não havia uma configuração inicial para rodar ASP nele, então depois de muito "googlar", encontrei na página da GSArt WebSolutions a solução, ou parte dela.
Pois bem (novamente), sobre o conteúdo deste link, siga-o coretamente e o IIS já estará, a partir daí, executando páginas ASP.
Dica: Crie uma pasta para todos os seus sites fora do famigerado C:\inetpub\wwwroot, preferencialmente em uma pasta de uma partição do HD onde você não tenha que passar por toda aquela burocracia do Vista para salvar automaticamente algo em uma pasta.

Após realizar todo este processo, acesse o IIS (Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Gerenciador do Serviço de Informações da Internet (IIS)).
Clique em "Sites da web" na aba lateral esquerda de Conexões. Irá surgir na tela central muito provavelmente as opções "Defaul Web Site" e a opção que você acabou de criar seguindo o passo-a-passo da GSArt. Dê um duplo clique neste site, depois clique duas vezes em "ASP" na terceira fileira da tela central.
  • Se você é como eu, e adora usar o "../", habilite a opção "Habilitar Caminhos Pai", setando-a como True;
  • Expanda a linha "Propriedades de Depuração", e configure como True a opção "Enviar Erros ao Navegador".
"O que aconteceria se eu só seguisse os passos da GSArt?"
O mesmo que aconteceu comigo. Passei os úlimos dois ou três dias batendo cabeça quando surgiam erros no meu código, pois o infeliz só fazia retornar a seguinte mensagem: "An error occurred on the server when processing the URL. Please contact the system administrator".
Fora os dois arquivos de include que havia criado (com o auxílio de leve da minha amiga Wal... obrigado Wal!) para ficar ao final de cada página do site, e o porquíssimo On Error Resume Next figurando em cada primeira linha de página.
Coi$a$ da Micro$oft...

Pronto! Agora você tem o IIS 7 fazendo um serviço no mínimo decente em relação a ASP, e pode fazer seu serviço de garoto de programas com toda a paz e comodidade que só o ambiente Windows propicia... Argh!

Obs.: "Habilitar Caminhos Pai"? Na moral, quem traduz o S.O.? Gente! Custa parar de usar a tradução da Google e pensar um pouco pra escrever? Afinal, todos os desenvolvedores conhecem isto como "Caminho relativo". Um dia ainda vejo um Windows "Versão brasileira Hebert Richards"...


[]'s do MX... e "relax, agora paciência"

2 comentários:

Jalex disse...

comecei com ASP em 1999. Juntando todos anos aspando, dá uns 7 anos. Voltei agora novamente. Fui instalar o IIS7.5... pense numa comédia. Agora dá pra instalar cada feature separadamente. Pena que eu encontrei este post após resolver meu pro. Passei foi vergonha no cliente ("Como que o cara do ASP não sabe nem botar o IIS pra funcionar?"). Eu tinha usado IIS5 da última vez que eu pus a mão nessa parte de servidor. Depois disso sempre tinha quem fizesse o trabalho sujo. =)

Anônimo disse...

muito bom suaajudda obrigado
ja SP